Nesta terça-feira (21), aconteceu no gabinete da Prefeitura de Matão uma reunião de planejamento e atualização do Plano de Contingência Municipal, instrumento que define as diretrizes e procedimentos para a temporada de fenômenos climáticos, como precipitação de chuvas, tempestades, enchentes, alagamentos e demais eventos adversos. O Plano tem vigência de 12 meses e é definido e executado por diversos órgãos públicos responsáveis pela prestação de serviços de atendimento, assistência e proteção à comunidade em casos de desastres naturais.
A iniciativa, promovida pela Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Matão, reuniu representantes de diversos órgãos municipais. Durante a reunião, foram debatidos os atendimentos e operações realizados ao longo de 2024 e sugeridas propostas para a implementação de novas ações para o Plano de 2025.
O prefeito em exercício, Diego Mingorance, destacou a importância da integração entre os setores em prol aos matonenses. “Trabalhar de forma conjunta é fundamental para enfrentarmos os desafios que o período de chuvas traz e a união entre as equipes e a preparação antecipada são nossas principais ferramentas para proteger a população de situações de risco, mesmo em uma cidade privilegiada como a nossa, onde são raros os desastres naturais”, afirmou.
Entre o conjunto de ações estabelecidas no documento estão estudos sobre áreas de risco de alagamento, critérios de atendimento, triagem, segurança e logística e todas as características da cidade “Este Plano é bem extenso, pois nele contém inúmeras informações. Mas, resumidamente, nós traçamos novas estratégias e com as atualizações no Plano de Contingência, buscamos fortalecer nossa capacidade de resposta e prevenção, considerando que o aprimoramento das ações é essencial, pois os eventos climáticos também mudam de um ano para o outro”, considerou o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Robson Moreira Onofre.
Fonte: Assessoria Imprensa – Prefeitura de Matão