O governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta quinta-feira (23), no Palácio dos Bandeirantes, a criação do Centro de Operações de Emergências (COE) de combate ao Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e Zika. O governador também anunciou o repasse de R$ 228 milhões para apoiar os municípios paulistas no enfrentamento das arboviroses, sendo metade equivalente à cota fixa do incentivo de gestão municipal e a outra metade proveniente dos recursos de enfrentamento à dengue. O anúncio contou com secretários de Sáude das cidades paulistas, incluindo o secretário de Saúde de Matão, Orivaldo Ademir Reguin, conhecido como Faro.
Valor destinado a Matão
A reportagem do portal Fala Matão entrou em contato com o secretário de Saúde, Faro, para obter informações sobre o valor destinado pelo Governo de SP a Matão e sua aplicação. Contudo, até o fechamento da reportagem não houve resposta. Em divulgação feita pelo Governo de SP, consta apenas que a região de Araraquara receberá o repasse de R$ 5,9 milhões.
Balanço da dengue em SP
Até quarta-feira, 22 de janeiro, São Paulo registrou 31 municípios em estado de emergência, 29.604 casos de dengue e seis óbitos confirmados. Para coordenar estratégias e ações de combate ao Aedes aegypti, bem como apoiar as regiões no planejamento estratégico, o COE é formado pela Secretaria de Estado da Saúde, Casa Civil, Casa Militar/Defesa Civil, Secretaria de Comunicação, Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Educação, Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Secretaria de Desenvolvimento Social, além Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo e Exército como convidados.
Também foram adquiridos 133 equipamentos de nebulização portátil e mais seis de nebulização ambiental, que são acoplados nas viaturas. Toda a rede de leitos hospitalares foi monitorada para atender aos casos graves e de alta complexidade da doença.
Situação da dengue em Matão
Em Matão, já foram confirmados 1.411 casos de dengue até esta quarta-feira (29).
Fonte: Portal FALA MATÃO