De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), apenas 52,2% dos esgotos do Brasil passam por tratamento. Além disso, um estudo do Instituto Trata Brasil, aponta que somente 27 dos 100 maiores municípios do país tratam mais de 80% dos seus efluentes.
Em contraste com esses números, Matão se destaca no cenário nacional, graças à eficiência da CMS (Companhia Matonense de Saneamento), responsável pela Estação de Tratamento de Esgoto do município, que opera com máxima eficiência, alcançando índice de remoção de matéria poluidora acima de 98%. Após o tratamento do esgoto o Rio São Lourenço recebe uma água cristalina, praticamente livre de impurezas e com alto índice de oxigenação, preservando o ecossistema da região e garantindo a saúde e o bem-estar da população.
Adotando uma abordagem que integra tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, todo o esgoto doméstico recebido na ETE é tratado, garantindo que nenhum resíduo prejudicial alcance rios, lagos ou mares.
Proteger e preservar o meio ambiente é fundamental para assegurarmos um futuro sustentável para as próximas gerações e, ao promover iniciativas eficazes no tratamento de esgoto e ações socioambientais, a CMS reafirma seu compromisso com a população matonense, assumindo um papel importante na construção de uma comunidade cada vez mais consciente e sustentável.
Fonte: Assessoria Imprensa – CMS