A Prefeitura de Matão, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou o quarto encontro formativo, com expressiva participação, das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O evento ocorreu no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP/Polo Matão) e teve como objetivo oportunizar aprendizado técnico e prático, através da troca de experiências, entre representantes das entidades matonenses e os palestrantes convidados.
Para o prefeito Cido Ferrari, “conhecer mais sobre o uso de ferramentas tecnológicas é fundamental para o avanço das instituições do ‘Terceiro Setor’, bem como das empresas e da área pública, pois o desafio de todos é ‘a construção de um futuro melhor’, em que toda sociedade esteja mais preparada para usar a seu favor as novas tecnologias”, avaliou.
Dando continuidade ao tema desenvolvido no encontro anterior, dessa vez aprendeu-se mais sobre: "O uso da tecnologia a favor das OSCs no cotidiano". A programação do evento consistiu em atividades interativas a propósito de auxiliar as entidades quanto a implementação de ferramentas tecnológicas em sua gestão e operação diária.
Dessa forma, os palestrantes Gabriel Rosa e Murilo Fatori, especialistas no uso da Inteligência Artificial (IA) aplicada ao Terceiro Setor, conduziram dinâmicas práticas que mostraram como essas ferramentas podem otimizar processos e fortalecer o trabalho das entidades. A proposta foi transformar o conhecimento teórico da primeira parte do encontro em aplicações reais, tornando a tecnologia um recurso acessível e eficiente para as OSCs.
Conforme explicou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Enio Langhi, “fizemos um levantamento, junto as instituições sociais do município e vimos a necessidade de criar condições de aprendizagem quanto ao uso de equipamentos tecnológicos, computadores, internet, aplicativos e inteligência artificial, como forma de contribuir com o avanço na qualidade da prestação dos serviços, bem como na organização de documentos e prestação de contas”.
Na avaliação de Elisa Regueiro, coordenadora do Programa Crescer (Núcleo Edo Mariani), “a aprendizagem tecnológica tem um impacto muito positivo para o serviço do terceiro setor, pois irá nos ajudar no desenvolvimento dos equipamentos, dando maior visibilidade e dominância das ferramentas que estão ao nosso alcance”.
Neste sentido, o diretor do Departamento de Apoio e Fomento a Programas Sociais, Murillo Pinotti, celebrou os avanços proporcionados pelo evento: "fico extremamente satisfeito e animado com a possibilidade de proporcionar, enquanto responsável por este setor, encontros formativos aos representantes das entidades. Certamente, isso trará ótimos frutos para nossa cidade."
O próximo encontro formativo está previsto para este mês de fevereiro, com data a ser confirmada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
As OSCs interessadas devem acompanhar as próximas divulgações para garantir participação.
Fonte: Assessoria Imprensa – Prefeitura de Matão