Neste início de ano, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável intensificou a limpeza em áreas públicas, onde são descartados irregularmente grande quantidade de lixo de forma irregular. Por isso, o município reforça a divulgação de informações sobre os locais corretos para a destinação do lixo.
“Temos vários setores da Prefeitura empenhados em limpar a cidade, e manter a limpeza significa que estamos preservando o meio ambiente, garantindo saúde, bem-estar, qualidade de vida para as pessoas e os animais”, salientou o prefeito Cido Ferrari.
Atenção para os pontos corretos de descarte
Pontos de Entrega Voluntária (PEV)
PEV 1 - Avenida Brasil, Vila Cardim, ao lado do CAIC.
PEV 2 - Rua José Perlato, nº940, no Distrito Industrial
Adolfo Baldan.
Nesses PEVs, os cidadãos devem descartar corretamente somente pequenos volumes de resíduos, tais como: sobras de construção civil (entulho), galhos de podas de árvores (apenas uma carretinha).
Área de Triagem e Transbordo (ATT)
Localizado à Rua Francisco Albericce, s/nº – Jardim Paraíso.
No ATT, os cidadãos podem descartar resíduos volumosos, sejam grande quantidade de entulho, como: sofás, colchões, guarda-roupas, papéis, plásticos.
Lixo Eletrônico e material reciclável
Já o lixo eletrônico e o material reciclável, durante todo o ano, podem ser descartados na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Av. 28 de Agosto nº 651, Centro.
E ainda, as Cooperativas de lixo seletivo, ‘Cooperativa Autogestionária de Solidariedade de Matão ‘Cooperasolmat’ e a ‘Cooperativa de Resíduos Sólidos de Matão ‘CooperMatão’ também coletam, material reciclável, em todos os bairros da cidade.
Proibido jogar lixo e entulho!
Manter a cidade limpa é uma atitude correta, um dever de todo cidadão, além de ainda contribuir com o combate a dengue, e por isso vamos fiscalizar, já que essa é uma responsabilidade de todos”, alertou o secretário da pasta, Adauto Lavezzo.
É de responsabilidade de todo cidadão a geração e destinação do lixo, conforme a Lei Municipal de Resíduos Sólidos nº 5.184/2018, elaborada de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Lei nº 12.305/2010.
Por isso a diretora de Meio Ambiente, Maria Bellintani reforça, “em sendo uma tarefa de cada um, cuidar da destinação do lixo, é de extrema importância descartar corretamente e se conscientizar de que se trata da preservação da natureza, para garantir vida saudável para todos”.
Para denunciar flagrantes de indivíduos descartando lixo irregularmente em áreas públicas, ligue na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: (16) 3383-4060/ 3383-4055. Av. 28 de Agosto, 651, Centro – Matão-SP.
Para informar sobre locais que necessitam de limpeza e manutenção entre em contato com a ‘Ouvidoria’ da Prefeitura: (16) 3383-3125 ou e-mail ouvidoria@matao.sp.gov.br.
Fonte: Assessoria Imprensa – Prefeitura de Matão