Matão recebeu, na quarta-feira (26), a visita de agentes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) como parte da força-tarefa contra a dengue. A iniciativa visa intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti nos municípios com maior incidência da doença.
Durante a visita, a equipe técnica da SES-SP esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Alto, que oferece hidratação aos pacientes com suspeita da doença. Também foram discutidas estratégias para a redução dos casos de dengue na região.
O encontro contou com a participação de representantes da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), Coordenadoria de Regiões de Saúde (CRS), Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).
“Essas ações nos ajudam a acompanhar de perto as demandas de cada município e desenvolver estratégias conjuntas no combate à dengue. Vale lembrar que 75% dos criadouros estão dentro das casas, por isso a população tem papel fundamental na eliminação do mosquito transmissor”, afirmou a coordenadora em Saúde da CCD, Regiane de Paula.
Como parte do combate à epidemia, Matão recebeu um repasse de mais de R$ 420 mil do Incentivo à Gestão Municipal (IGM SUS Paulista). Além disso, o Governo de SP decretou emergência em saúde pública no Estado e anunciou o aumento de financiamento para internações de pacientes com dengue, além da aquisição de equipamentos de nebulização e medicamentos.
A força-tarefa da SES-SP segue para outras cidades nos próximos dias, incluindo Tupã, Mogi Guaçu e Estiva Gerbi, reforçando as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue em todo o Estado.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Saúde