A Câmara Municipal de Matão deu um passo importante rumo à modernização e preservação de sua história. O presidente da Casa, vereador Paulo Bernardi, anunciou nesta terça-feira (18), o início do projeto de digitalização do acervo histórico do Legislativo Matonense, garantindo maior acessibilidade e transparência para a população.
Com registros datados desde 1899, a documentação da Câmara Municipal reflete a evolução política e administrativa da cidade, trazendo contribuições de importantes nomes da história local, como Cairbar de Souza Schutel, Coronel Leão Pio de Freitas, Felice Zambom, Januário Groppa, José e Jarbas Tortorello, José Luiz Monnazzi, Hélio Bernardi e o ex-prefeito Jayme Gimenez.
"A digitalização do acervo histórico da Câmara Municipal de Matão representa um marco para a preservação da nossa memória legislativa e da própria história da cidade. Desde 1899, inúmeros vereadores contribuíram para o desenvolvimento do município, deixando registrado, em atas e documentos, o caminho percorrido pelo nosso povo", destacou Paulo Bernardi.
O projeto, denominado "Memórias da Câmara", foi viabilizado por meio de um processo licitatório que resultou na contratação da empresa SafeBox. Com um custo anual de aproximadamente R$ 13 mil, a empresa será responsável pela digitalização e organização do acervo, além da destinação correta de documentos passíveis de descarte e da preservação daqueles que devem ser mantidos.
O presidente da Câmara, acompanhado de colaboradores do Legislativo, recebeu nesta terça-feira o gerente-geral da SafeBox, Fábio Nascimento, e sua equipe, que darão início aos trabalhos na próxima segunda-feira. A expectativa é que, em breve, todo o acervo histórico esteja disponível no site oficial da Câmara Municipal de Matão, permitindo que qualquer cidadão tenha acesso às informações de forma simples e rápida.
"Hoje, damos um passo significativo ao iniciar esse processo de modernização, garantindo que essas valiosas informações sejam preservadas e acessíveis para as futuras gerações. Esse é um compromisso com a história, a modernização e a democratização da informação para toda a população", ressaltou Bernardi.
O projeto reforça o compromisso da Câmara Municipal com a transparência e a participação popular, permitindo que estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral tenham acesso a documentos históricos essenciais para a compreensão da trajetória política e administrativa de Matão.
Fonte: Câmara Municipal de Matão