Com o objetivo de conscientizar e estimular praticas que promovam a preservação de um dos recursos mais valiosos do planeta, a água, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Matão participaram de diversas atividades educativas e ambientais em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março – data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Ao longo das atividades, os estudantes puderam conhecer características das nascentes, córrego, rio, lago e demais afluentes locais. Assim como diversos municípios brasileiros, Matão é abastecida por águas subterrâneas provenientes do Aquífero Guarani, a segunda maior reserva de água doce subterrânea do mundo. O rio São Lourenço, o Córrego do Cascavel, Córrego Las Palmas, Córrego Espiga Vermelha, Córrego Milho Vermelho, Córrego do São Pedro, Córrego do Leão, Córrego Curtume, São Francisco fazem parte da bacia hidrográfica de Matão.
Ao longo da semana, as unidades municipais de ensino promoveram palestras, oficinas de poesia e sarau, rodas de conversa, experimentos interativos, visitas e outras ações pedagógicas voltadas à conservação dos recursos hídricos. Os professores enfatizaram a importância das pequenas atitudes diárias, como evitar o desperdício de água, não poluir rios e lagos e proteger nascentes naturais.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Matão