Durante o evento simbólico foi aberta a cápsula do tempo, em decorrência da lembrança do passamento do historiador Azor Silveira Leite há exatos 30 anos (29/03/1995), sendo que a Prefeitura está estudando técnicas adequadas para recuperar os conteúdos e realizar uma exposição. Nos próximos dias, outra cápsula do tempo será guardada no local.
Na manhã de sábado (29/03), familiares dos homenageados e autoridades como o ex-prefeito Luis Tadeo Gimenes, Laert José Bastia Mendes (Zé Gordo, presidente da Comissão Organizadora dos eventos do ‘Ano Municipal do Meio Ambiente e da Cultura’ (1995) e Nelson Marques Martins (ex-secretário municipal de Saúde e Assistência Social, mestre de Cerimônia no ato inaugural do referido ano - estiveram presentes na inauguração e também na reinauguração.
Também registraram presença, o presidente da Câmara Municipal Paulo Augusto Bernardi; os vereadores Ademir de Souza, Aparecido do Carmo (Cidinho), China Calabres, Roberto Hiro, Luis Manzini e Fabiana Scardoelli; o Grupo Matão + Verde; Grupo Escoteiro Matão; Grupo Escoteiro Terra da Saudade; e, representando a Casa Editora O Clarim e o Memorial Caibar Schutel, esteve presente o casal José Luiz Marchesan e Lúcia Helena Marchesan.
O prefeito Cido Ferrari agradeceu a presença das autoridades, das 21 familiares homenageadas, bem como da esposa viúva, filha, filho e neto de Azor Silveira Leite: Dona Zilda, Ágnes, Azorzinho e Marcel. Agradeceu ainda, o jornalista Rogério Bordignon pela proposta da ‘Reinauguração da Praça da Memória 1’.
“O mais importante é reunir as pessoas e valorizar as famílias, que contribuíram com a formação inicial do município e continuam contribuindo com o desenvolvimento até os dias de hoje. Além disso, gosto muito de história e, assim como o professor Azor, acredito na importância de registrar com fidelidade os acontecimentos do presente, relembrando o passado, para seguir progredindo, pelo bem de todos”, considerou o prefeito Cido Ferrari.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Matão